5 passos para fazer antes de abrir sua franquia!
Atualmente, com a vida corrida de muitos brasileiros, o ramo de lavanderias pode ser um excelente negócio para quem quer empreender.
Afinal quem hoje, que trabalha fora, tem tempo suficiente para se dedicar aos cuidados domésticos e ainda conseguir estar 100% dedicado aos cuidados profissionais?
Por isso, para você que deseja empreender neste negócio, uma franquia de uma rede de lavanderias pode ser o modo mais vantajoso de entrar nesse ramo das franquias.
Caso você possua dúvidas sobre como entrar nessa área, segue abaixo 5 passos importantes para se tornar um empreendedor de sucesso nesse ramo de negócios.
Passo 1 – Momento de pesquisar
Antes de tomar a importante decisão de abrir uma franquia é extremamente importante pesquisar alguns pontos chaves para que o sucesso seja garantido e assim, evitar eventuais problemas.
Algumas etapas são necessárias de serem seguidas para assegurar que está indo pelo caminho certo.
O primeiro é pesquisar o mercado, analisar a diversidade de franquias do segmento que existem e o que você terá que investir em cada uma delas.
Passo 2 – Hora de se cadastrar
Após pesquisar todas as marcas ou segmentos de franquias e escolher com qual delas irá atuar, é o momento de efetuar o cadastro de solicitação de franqueado.
De acordo com o seu perfil, a franqueadora o convidará para uma reunião e assim você receberá o COF (Circular de Oferta de Franquia). Com isso a franqueadora terá todas as informações relevantes sobre você, o candidato a franqueado para assim providenciar o contrato.
Caso o seu perfil seja aceito o contrato será confeccionado, e você, como o futuro franqueado deverá ir a uma unidade da franquia para conhecer e observar o padrão de atendimento, além de poder analisar a receptividade e percepção daquela franquia para os clientes.
Com isso, você já poderá ter uma ideia de como tratar seus futuros clientes.
Passo 3 – Assinando o contrato
Para tomar a decisão final de assinar o contrato, o ideal é buscar opiniões com outras pessoas que já são franqueadas por esta marca e saber se atingiram as expectativas e se estas não se arrependeram do investimento.
Dessa forma, já será um incentivo para acreditar que a sua franquia terá sucesso.
Com exemplos e cases de negócios que estão dando certo, haverá um alívio com relação a assinatura do contrato e os valores investidos. Geralmente as cláusulas são padronizadas e especificam cada item que deve ser cumprido pela franqueadora e pelo franqueado. É recomendável que um advogado possa analisar o contrato e explicar todas as condições, de forma que não surja nenhuma dúvida após a assinatura.
Passo 4 – Estudando o melhor local
A escolha do local onde a sua franquia irá atuar deve ser avaliada pelo franqueado e pela franqueadora. Pois algumas redes franqueadoras, analisam se há ou não a um outro franqueado na mesma localidade, até mesmo para não haver concorrência desnecessária pelo mesmo público numa mesma região..
Em outros casos o franqueado escolhe o ponto, mas depende da aprovação da franquia para analisar se o local terá visibilidade e será um ponto estratégico para valorizar a marca da rede.
Com a aprovação da franqueadora sobre a escolha do local, se deve iniciar o processo de locação do imóvel. Para evitar maiores problemas, é recomendável fazer um contrato de locação por um tempo determinado de média 5 anos.
Efetuando a locação do espaço, é iniciado as reformas para que a estrutura do local atenda as exigências padronizadas pela rede franqueadora.
Passo 5 – A Grande inauguração
As franqueadoras costumam promover cursos e treinamentos para ensinar o padrão de atendimento e inauguração aos franqueados, pois o fundamental é manter esse padrão. Por isso, a forma de divulgação e atendimento não podem ser alterados.
Viu só, não é nada complicado empreender nesse ramo de franquias. O ideal é partir do princípio da escolha de um negócio realmente rentável.
Nos próximos posts falaremos mais sobre isso.
Até breve!