Gestão Escolar

Você entende o que é gestão escolar? Não perca aqui nossas dicas!

Nenhuma gestão é fácil. Pois requer muita atenção, muito planejamento, muitos cuidados, muita disciplina e principalmente muita preocupação. Preocupação com a assertividade nos resultados.

Quando se fala de gestão escolar, logo o termo “preocupação” tem um peso ainda maior, afinal, todo o resultado refletirá no ensino do futuro da nação.

Para você que tem essa preocupação em desempenhar resultados ótimos na gestão escolar, separamos dicas valiosas para obtenção desses resultados.

Planejamento é a base de toda gestão!

A gestão escolar é muito mais que apenas administrar uma escola. Ela engloba a eficiência do ensino com a prática da melhor administração do todo, envolvendo profissionais pedagogos e administrativos.

Por isso, é importante seguir alguns passos:

  • Planeje o ano letivo.
  • Trace metas e estratégias bem definidas para início, meio e fim de ano.
  • Além também de ser muito eficiente traçá-las à longo prazo. Isso permite uma melhor visão, adequação e preparação para alcance dos objetivos.

Mantenha o foco!

Em meio à rotina acelerada de uma Instituição de Ensino, por menor que ela seja, requer soluções imediatas, em meio a problemas que necessitam serem resolvidos.

Esse imediatismo pode gerar um “desequilíbrio” no planejamento. É importante saber administrar a rotina e pensar nas soluções de eventuais problemas, de modo que não atrapalhe no cronograma de execução, principalmente à médio e longo prazo.

Manter o foco é extremamente importante para a realização de um trabalho de sucesso.

Administração com total organização é imprescindível

São inúmeras as rotinas administrativas de uma escola. Deste modo é importante saber organizar as bases administrativas para então passar a controlá-las, e assim obter-se um melhor resultado.

Organizando, se tem uma visão mais apurada da situação e de como resolver as questões. Consegue-se alocar os melhores profissionais para cada especialidade e assim os resultados se tornam mais satisfatórios e imediatos.

Logo a organização se torna então a palavra-chave no processo de administração escolar.

Podemos classificá-las em 3 pontos administrativos estratégicos:

  1. Administração pedagógica
  2. Administração predial
  3. Administração financeira

Esses pontos serão facilmente entendidos logo a seguir.

Invista na rotina pedagógica

Na administração pedagógica é importante estar sempre envolvido de “corpo e alma”, afinal essa parte é a “vida” da escola.

Profissionais precisam estar bem preparados e motivados, por isso é interessante que o corpo docente:

  • Incentive a vivência,
  • Os bons modos,
  • Invista nas práticas que engajam e geram bons resultados.

Esse é o maior patrimônio que uma boa instituição pode ter. Nesse tipo de administração também são cuidadosamente administrados os processos que envolvem o ensino em si, como:

  • Cadastros de alunos, ex-alunos, notas, transferências, presença, enfim, relacionados à rotina pedagógica.

As organizações desses cadastros são essenciais para o bom desempenho da escola.

Tecnologia como aliada da organização

Em todas as bases administrativas da gestão escolar a tecnologia pode e deve ser uma forte aliada à organização.

Hoje com o avanço tecnológico, são inúmeros os programas que podem trazer maior facilidade e flexibilidade a este processo, além de claro, trazer maior controle e melhores resultados.

Cuide do patrimônio escolar

O patrimônio é o primeiro cartão de visita. Será através das condições físicas e estruturais da escola que o público terá a primeira visão do que ela oferece aos alunos.

Na administração predial são administrados tudo que envolve a estrutura física da escola. Fazem parte desse tipo de administração, por exemplo:

  • As manutenções gerais como salas de aulas, laboratórios, quadras, cantinas, instalações elétricas, hidráulicas, além de controle de estoque e insumos necessários para a estrutura do estabelecimento.

Atenção com a saúde financeira da escola

Administração financeira: Essa é uma das mais complexas, afinal o retorno financeiro é o que faz a instituição sobreviver.

As questões financeiras como pagamentos de funcionários, pagamento de contas, entradas, saídas, fluxo de caixa, devem ser fielmente controladas, por isso a importância de uma equipe contábil preparada.

Nesse tipo de administração é muito importante estar atento a qualquer variação, principalmente nas tributações.

A contratação de uma boa empresa de contabilidade é importante para não deixar seu negócio vir por água abaixo nesse mar de instabilidade financeira.

Viu só, não é nada complicado ser um gestor de sucesso! Basta incorporar as necessidades de uma boa gestão escolar e colocar em prática todas as dicas que facilitarão sua rotina.

Pense nisso e até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *