Evitar Desperdício

5 dicas para não desperdiçar o dinheiro da sua escola!

É de se imaginar que em um estabelecimento como uma escola, hajam muitos gastos. Por esse motivo, você precisa analisar e gerenciar os gastos que são consolidados dia após dia por sua instituição de ensino.

Qualquer tipo de instituição precisa que haja um planejamento dos gastos para que nada saia do controle no final do mês. E quando falamos em uma escola ou instituição de ensino, não é diferente.

Então, é necessário que você saiba quais são os principais gastos que são realizados na sua escola, para que ela seja engajada de forma que economize e que não haja desperdício de nada.

Sendo assim, você verá abaixo algumas dicas para que você consiga gerenciar a sua escola financeiramente de maneira correta e sem prejuízos.

  • Alimentação

Como anda a alimentação na sua escola?

Você serve quantas refeições durante o dia para seus alunos? Como a sua equipe de cozinha é orientada de modo a conseguir controlar o desperdício de alimentos durante o preparo de cada uma dessas refeições? E na hora de servir, qual a forma de servir cada refeição?

Dividir o preparo por porção para cada pessoa é um dos grandes passos para economizar!

Organizar todas essas coisas pode fazer uma enorme diferença quando o assunto é evitar o desperdício de dinheiro.

  • Água

A água é o assunto mais importante quando a meta é economizar. O ideal é que você coloque placas em toda a escola alertando o quanto é importante que ela seja economizada, explicando o porquê.

Realize rondas constantemente pela escola, para poder analisar se existem vazamentos nos canos, na caixa d’água ou nos vasos sanitários. Um dia de manutenção pode salvar meses ou até anos de gastos.

  • Energia Elétrica

Mantenha um plano de endomarketing, com comunicados internos criativos de modo a orientar aos alunos e aos professores para que se faça economia de energia elétrica na escola. Combine com eles para que todos entrem em um acordo de quando deixarem algum cômodo do colégio, apaguem as luzes e desligue o ar condicionado ou o ventilador, isso vai ajudar bastante na economia do dinheiro da escola.

O ideal é que você coloque um inspetor em cada área da escola, para que ele fiscalize se tudo está acontecendo conforme o que foi combinado.

  • Material de limpeza

Você já parou para pensar em quantos litros de água sanitária são gastos por semana pelas funcionárias que limpam a escola?

Se caso você não tem o controle desse tipo de gastos, é necessário que organize melhor a sua planilha, pois os gastos com produtos de limpeza é um dos custos que mais precisam ser monitorados.

  • Almoxarifado

Você mantém um almoxarifado organizado e controlado em sua escola?

Se você tiver em sua escola um depósito de materiais (almoxarifado) para auxílio nas aulas, onde qualquer um entra e pega o que quiser, esta pode ser uma das maiores causas de desperdício de dinheiro em sua escola.

Você precisa escolher um funcionário capacitado para que ele tome conta desse local e realize análises constantes para se descobrir se está havendo gastos extras e desnecessários de materiais ou não, o que com certeza pode estar acontecendo se você não mantém nenhum tipo de controle.

Lembre-se…

Para uma escola ter uma excelente estabilidade financeira ela precisa ser muito bem gerenciada e ser organizada em todos os aspectos.

Junte todos os funcionários de sua escola e faça uma reunião para  conscientizá-los do quanto é importante economizar e cuidar do seu ambiente de trabalho. É necessário que todos entendam o quanto é preciso economizar água, luz e evitar o desperdício da comida, materiais de limpeza ou material de apoio às aulas, pois isso além de ajudar numa melhor administração do dinheiro, ajuda na sustentabilidade do planeta, em meio à tanto desperdício e poluição.

Alerte também os alunos para que eles sejam agentes de conscientização desse conceito de sustentabilidade e economia para todos os lugares os quais eles frequentarem.

Implantar na sua escola essa cultura forma funcionários e alunos colaborativos e conscientes!

Agora que você já sabe como evitar o desperdício e economizar dinheiro na sua escola, coloque essas dicas em prática e não se esqueça: Conte sempre com um contador para ajudá-lo na gestão contábil de sua instituição de ensino, pois a contabilidade influencia a sustentabilidade de seu negócio de modo direto!

Pense nisso e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *