Quais as responsabilidades do Conselho Escolar na gestão financeira?
No século atual, praticamente o mundo todo vive um momento de modernização e a busca por contínuas melhorias é muito mais que um diferencial, é uma necessidade de sobrevivência em meio à grande demanda de empreendimentos.
Nas instituições de ensino, a situação não é diferente. Cada dia é mais comum se deparar com novos colégios, cada vez mais preparados a oferecer subsídios para melhorias na educação.
Isso se dá devido à grande preocupação com os processos que o mercado atual implica. Exatamente por isso, o Conselho Escolar é um órgão que funciona como uma ferramenta imprescindível para prover melhores resultados a cada dia.
Contudo, este provimento de melhores resultados não se aplica apenas aos processos de formação do ensino, mas por uma necessidade de estabelecimento e estruturação do negócio, pois, esses melhores resultados necessitam refletir também no bolso na instituição.
O papel do Conselho Escolar
O Conselho Escolar tem por função prover melhores recursos ao ensino em questão, desde ações sociais, análise de todos os processos e melhorias, que possam ser acrescidas. No entanto, o mesmo precisa fazê-lo do melhor modo possível, assegurando a saúde financeira da instituição.
Com isso, o Conselho Escolar tem importante significância no desempenho de uma instituição de ensino como um todo, ficando também clara a importante participação do mesmo na Gestão Financeira da escola.
O papel do Conselho Escolar na Gestão Financeira
Além de acompanhar orçamentos, elaborar planilhas e verificar gastos, ele também deve trabalhar de modo a planejar e a dividir as tarefas.
Todos os membros do conselho, assim como o gestor, analisam recursos de modo qualificado e compartilhado, facilitando na clareza da prestação de contas e das ações que deverão ser tomadas diante ao período letivo.
Principais responsabilidades do Conselho no crescimento financeiro da instituição de ensino
Sendo assim é válido dizer que as principais responsabilidades do Conselho Escolar na Gestão Financeira são:
1- Análise conjunta das necessidades e definição das prioridades
Com uma equipe voltada em prol de obtenção de melhores resultados, otimização dos processos e diminuição dos gastos envolvidos no mesmo, se torna mais fácil e produtiva a definição das prioridades de compras.
Sendo assim é de responsabilidade do Conselho Escolar, analisar em conjunto as reais necessidades e declarar as prioridades do momento assim como estipular prazos para obtenção dos demais recursos.
2- Análise dos gastos e recursos utilizados
Com a análise dos gastos e recursos utilizados através dos membros do conselho e gestor, se torna mais fácil à identificação de erros e correção dos mesmos.
3- Análise do orçamento geral
O orçamento geral da instituição é importante para a sobrevivência da mesma. Com o conselho ativo em prol de reduzir os custos e maximizar não apenas os lucros, mas também os resultados da qualidade do ensino ofertado, se tornam mais controláveis o processo e análise de eventuais falhas e danos que podem ocasionar prejuízos à escola.
4- Maior transparência na prestação de contas
Com a busca em equipe pelos melhores resultados e menores custos impactantes à saúde financeira do negócio institucional, o conselho escolar consegue unificar as ideias de modo a transparecer as informações e movimentações inseridas no período.
Com isso, a transparência na prestação de contas se torna mais evidente e ainda proporciona menores riscos de movimentações indevidas em algum momento do processo.
Mas, nem sempre o conselho escolar tem tempo de fazer tudo isso, por esse motivo, que ter uma assessoria contábil, pode ajudar e muito a empreender melhor na parte financeira institucional.
Portanto, caso seu conselho escolar não tenha tempo para executar ações de prevenção, correção e atualização da gestão financeira, é extremamente importante ter o apoio de pessoal contábil especializado em escolas!