Carga Tributaria

Qual a forma de tributação mais adequada para sua escola?

O Brasil é um dos países de maior carga tributária. Esse fato infelizmente implica no desenvolvimento e crescimento de muitos negócios, inclusive nos negócios educacionais.

Com isso, o brasileiro precisa além de ter uma boa ideia de negócio, possuir também um excelente planejamento de como ele será desenvolvido.

Análise dos regimes tributários

Analisar os regimes tributários é imprescindível para o bom andamento de qualquer empresa, antes mesmo do nascimento da mesma.

Essa análise requer um bom auxílio contábil, onde se coleta as informações específicas sobre o ramo de atuação do seu negócio e o melhor regime a ser adotado ao mesmo.

Em especial na área da educação, muitas instituições de ensino acabam vendo seus lucros indo pelo ralo, exatamente pela falta de análise da tributação mais adequada para o tipo de serviço.

Se você é um empreendedor da área educacional ou deseja iniciar seu empreendimento montando uma escola, então fique atento à primeira lição a ser estudada neste processo de aprendizagem: Você já sabe qual a tributação mais adequada para a sua escola?

O ramo da educação no país

Embora todos os cidadãos brasileiros tenham garantidos em constituição o direito à educação, infelizmente o país não consegue atender a demanda e a necessidade educacional mínima.

Embora isso seja uma triste realidade, esse cenário propicia uma oportunidade para muitos empreendedores que desejam investir na abertura de uma escola.

Surgem assim, as escolas particulares, com um melhor preparo, uma melhor condição e estrutura para suprir essa necessidade do cidadão que deseja uma melhor formação. .

No entanto, muitos empreendedores do ramo acabam tendo grandes dificuldades de encontrar lucro nos seus negócios, isso porque a carga tributária incidente no segmento varia em índices absurdos de 15% a 35%, quebrando muitos negócios.

Incidências Tributárias incidentes nas instituições de ensino da rede particular

As instituições de ensino, assim como diversas empresas, em regra, possuem algumas incidências tributárias impactantes sobre o segmento, incidindo sobre:

  • Sua receita (faturamento);
  • Suas Folhas de pagamentos;
  • O Lucro;
  • O pró-labore dos sócios;
  • Bens móveis ou imóveis através do IPVA, IPTU e ITBI.

Baseado nas incidências tributárias das instituições de ensino, as mesmas estão sujeitas ao pagamento dos principais tributos como, por exemplo:

  • PIS
  • COFINS
  • IRPJ
  • CSLL
  • ISS;
  • Contribuição Previdenciária – Cota Patronal do INSS

Conhecendo os Regimes Tributários

Conhecer os regimes tributários existentes no país é extremamente importante para o novo empreendedor. Isso porque a escolha muitas vezes equivocada, pode trazer sérios transtornos aos negócios, independente do seu segmento.

Atualmente no Brasil, são 3 os tipos de regimes tributários existentes, sendo eles:

  • Lucro Real;
  • Lucro Presumido;
  • Simples Nacional.

Entendendo o Lucro Real

O Lucro Real é o regime tributário baseado nas movimentações contábeis feitas de modo minucioso. Esse tipo de regime é pouco indicado, uma vez que as tributações podem ser elevadas, no entanto, é muitas vezes adotado por empresas de grande porte, por exigências legais.

De modo geral, esse tipo de regime é indicado para empresas cujo lucro seja inferior a 32% do faturamento, caso contrário, pode se tornar inviável a adoção deste tipo de apuração fiscal.

Entendendo o Lucro Presumido

O lucro presumido por sua vez é um regime onde a apuração impacta no Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, incidindo de 15 a 32% do faturamento bruto (de base presumida) da empresa.

Facilmente entendido como sendo um tipo de regime tributário mais vantajoso para empresas, cujo lucro seja superior a 32% do faturamento.

Entendendo o Simples Nacional

Esse regime tributário por sua vez é mais indicado às pequenas e médias empresas. Isso porque as alíquotas tendem a ser menores e a agenda tributária se torna mais simples de ser administrada.

No entanto, alguns requisitos devem ser levados em consideração, como por exemplo, o faturamento anual e também o quadro de sócios.

Agora que você já conhece os principais regimes tributários existentes, ainda assim tire todas suas dúvidas com um contador especializado em contabilidade para escolas ou contabilidade para instituições de ensino.

Isso porque somente um profissional contábil poderá analisar o melhor cenário para seu negócio atuar e com auxílio da expertise contábil e fiscal, aliados a Tecnologia Contábil Digital, escrever uma melhor história para o nascimento da sua empresa.

Pense nisso e muito boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *